terça-feira, 30 de maio de 2006

Timeline: Citroen - 1921

Seguindo com o nosso timeline da Citroen, chegamos ao ano de 1921.
Para ver o texto original no site da Citroen, basta clicar aqui.
Segue abaixo texto retirado do site da Citroen.

Logicamente, a segunda série de veículos construídos por André Citroën foi batizada de Type B. Ela beneficiava-se da experiência adquirida com a fabricação do primeiro Citroën, em 1919. O Type B foi construído de 1921 a 1928. Essa longevidade trouxe um bom número de evoluções, entre elas o "Tout Acier" (Inteiramente em Aço), a mais marcante. A denominação do Type B evoluiu então para B2, B10, B12, B14 e B18.
De concepção similar ao Type A, ele se diferenciava externamente principalmente por um capô com linha horizontal ditada por um radiador de altura mais elevada, e por ângulos de portas arredondadas, sendo o chassi de dimensões idênticas. Entre outras melhorias verificava-se um motor com uma maior cilindrada (1.452 cm3), obtido por uma usinagem de maior diâmetro (68 mm em vez de 65 mm), oferecendo uma potência real de 20 cavalos. É equipado com um ventilador, ausente no Type A.

Modelos Lançamento Término da Produção Unidades Produzidas Upgrade
B2 1921 1927 89.615 1922, 23
B2 Caddy 1922 1927 226
B10 1924 1925 17.259 -
B12 1925 1927 38.381 -
B14 1926 1928 119.467 1927, 28
B18 1927 1928 5.707 -

Inteiramente em Aço
André Citroën foi o primeiro a adotar essa técnica de fabricação de carrocerias na Europa, em 1924, para o seu Type B. Consistia em unir por soldagem elétrica a estrutura das carrocerias e as chapas metálicas, para colocá-las em seguida sobre o chassi. Essa solução tinha inúmeras vantagens sobre a construção clássica em armação de madeira: uma maior rigidez, melhor proteção dos ocupantes em caso de choques ou de capotagem e uma grande robustez.

Nenhum comentário: