Para ver o texto original no site da Citroen, basta clicar aqui.
Segue abaixo texto retirado do site da Citroen.
Logicamente, a segunda série de veículos construídos por André Citroën foi batizada de Type B. Ela beneficiava-se da experiência adquirida com a fabricação do primeiro Citroën, em 1919. O Type B foi construído de 1921 a 1928. Essa longevidade trouxe um bom número de evoluções, entre elas o "Tout Acier" (Inteiramente em Aço), a mais marcante. A denominação do Type B evoluiu então para B2, B10, B12, B14 e B18.
De concepção similar ao Type A, ele se diferenciava externamente principalmente por um capô com linha horizontal ditada por um radiador de altura mais elevada, e por ângulos de portas arredondadas, sendo o chassi de dimensões idênticas. Entre outras melhorias verificava-se um motor com uma maior cilindrada (1.452 cm3), obtido por uma usinagem de maior diâmetro (68 mm em vez de 65 mm), oferecendo uma potência real de 20 cavalos. É equipado com um ventilador, ausente no Type A.
Modelos | Lançamento | Término da Produção | Unidades Produzidas | Upgrade |
B2 | 1921 | 1927 | 89.615 | 1922, 23 |
B2 | Caddy | 1922 | 1927 | 226 |
B10 | 1924 | 1925 | 17.259 | - |
B12 | 1925 | 1927 | 38.381 | - |
B14 | 1926 | 1928 | 119.467 | 1927, 28 |
B18 | 1927 | 1928 | 5.707 | - |
Inteiramente em Aço
André Citroën foi o primeiro a adotar essa técnica de fabricação de carrocerias na Europa, em 1924, para o seu Type B. Consistia em unir por soldagem elétrica a estrutura das carrocerias e as chapas metálicas, para colocá-las em seguida sobre o chassi. Essa solução tinha inúmeras vantagens sobre a construção clássica em armação de madeira: uma maior rigidez, melhor proteção dos ocupantes em caso de choques ou de capotagem e uma grande robustez.
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