quarta-feira, 25 de abril de 2007

Toyota é a maior do mundo

Um domínio de quase oito décadas foi quebrado neste primeiro trimestre de 2007. A Toyota superou a toda-poderosa General Motors em vendas de veículos no mundo. A montadora japonesa anunciou ter vendido 2,35 milhões de unidades até o final de março, contra 2,26 milhões da sua rival americana.

Os números incluem suas subsidiárias como Lexus, Scion e Daihatsu, na caso da Toyota, e Chevrolet, Pontiac, Opel e Saab, entre outras, no caso da GM.

A marca já era esperada há algum tempo pelo mercado, principalmente após os problemas com a oferta de petróleo que fizeram os consumidores dos Estados Unidos deixarem de comprar as picapes e utilitários de grande porte – os principais produtos não só da GM como da Ford também – e preferirem modelos mais baratos e ecológicos, segmento que a Toyota se destaca.

Os japoneses pretendem fechar 2007 com 9,34 milhões de veículos vendidos, 6% a mais que em 2006. Mas há quem aponte que o crescimento vertiginoso da Toyota já começa a criar dificuldades para a empresa.

Os constantes recalls feitos no ano passado são um termômetro disso. A montadora precisou chamar 760 mil clientes nos Estados Unidos e mais de um milhão no Japão para corrigir defeitos de fabricação em seus modelos.

Nem isso, no entanto, tem arranhado a imagem da Toyota, a mais valorizada marca de automóveis do mundo, segundo uma pesquisa de mercado feita pelo jornal Financial Times e divulgada esta semana também. No ranking das 100 marcas mais poderosas do mundo, a Toyota ocupa um honroso 10º lugar, atrás de empresas como a IBM, Citibank, Coca-Cola, Microsoft, General Electric e o Google, o 1º da lista – a GM, por outro lado, só conseguiu o 57º lugar com a marca Chevrolet.

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